Metaverso: realidade ou ficção?

Metaverso: realidade ou ficção?

Você, provavelmente, já ouviu falar do termo “metaverso”, mas sabe o que ele significa?

Se você não sabe o que metaverso significa, pode relaxar, porque você não está sozinho. 

Como surgiu o termo Metaverso

A ideia do metaverso é muito recente. A primeira vez que o termo foi anunciado foi em 1992, pelo escritor de ficção científica Neal Stephenson, em seu livro “Snow Crash”

A relevância de Mark Zuckerberg para o assunto

No entanto, somente depois do anúncio de Mark Zuckerberg sobre a remarca do Facebook para a Meta que o termo tem sido mais discutido. Mesmo após pouco mais de um ano desde o anúncio da Meta, a concepção do que é metaverso não ficou nem um pouco mais clara. Pelo contrário, cada vez mais dúvidas aparecerem acerca do assunto.

Afinal, o que é Metaverso?

Em uma tentativa de tentar te ajudar a entender, pelo menos, uma fração deste conceito, resolvi escrever este post.

Para entender um pouco da complexidade do metaverso, a internet se torna um exemplo útil. Da mesma forma como ainda não desvendamos a integralidade da internet, mesmo depois de anos, também não o fizemos com o metaverso. Este é o tipo de advento que precisamos viver para descobrir as consequências, não há fórmulas ou estudos que possam garantir um ponto de partida ou um de chegada, por isso, o símbolo da Meta é o do infinito.

Quando jogamos metaverso no Google, muitas definições aparecem, e a única coisa em comum entre elas é não haver uma definição exata para o termo. Eric Redmond, Diretor Gobal da Nike, descreve metaverso como algo que atravessa a linha virtual/física entre as realidades virtual e real.

Achou complicado? Em outras palavras, ele quer dizer que o metaverso atravessa as barreiras entre o físico e o virtual, ou seja, interações e transações podem começar no mundo físico e terminar no virtual, como combinar de se encontrar com um amigo em um ambiente virtual, usando avatares; ou, ainda, começar no virtual e terminar no real, como fazer uma compra online e ir buscar o produto na loja.

Como a Accenture, líder em consultoria mundial, lida com essa nova possibilidade

Recentemente, assisti a uma palestra dada pela Kendra King, Global Client Executive da Accenture Song, uma empresa global de consultoria de gestão. Em sua apresentação, Kendra mostra a perspectiva interessante que a Accenture tem sobre o metaverso e como ele tem sido aplicado no ambiente corporativo. 

Desde o início da pandemia, muitas empresas adotaram trabalhos remotos e não voltaram à modalidade tradicional até hoje. Por isso, para incentivar a socialização e network de funcionários, que ficou em segundo plano, a Accenture desenvolveu uma plataforma no metaverso, onde os funcionários conseguem interagir uns com os outros por intermédio de um avatar. Visto que a Accenture nunca teve somente uma sede, esta foi uma maneira de conectar todos os funcionários. A plataforma se chama “Andar N”, como se fosse um andar da empresa que não pode ser numerado. Segundo Kendra, já existe até um código de ética para guiar o comportamento dos funcionários no “Andar N”.

Como a Nike utilizou o conceito para lançar seu novo comercial sobre a Copa do Mundo de 2022

Outra empresa que aproveitou o embalo sobre o assunto foi a própria Nike, que fez um vídeo para a Copa do Mundo 2022 ambientado no metaverso. Nele, jogadores de várias seleções e várias épocas disputam uma partida juntos, até pessoas comuns e cartoons acabam entrando em campo. Uma ideia genial que define bem a falta de barreiras do metaverso.

Ainda é muita informação para você?

Se tudo isso parece muito confuso, não se preocupe, em vez de tentar definir o que é o metaverso, podemos nos inteirar de algumas de suas possibilidades e tirar vantagens delas para os mais diversos objetivos, como financeiro, pessoal e profissional.

Fique por dentro das novidades!

Receba promoções, conteúdos exclusivos e fique por dentro das últimas tendências do Marketing Digital. Fique tranquilo, não usaremos seu e-mail para enviar spam.

Compartilhe o post com seus amigos: