Você, provavelmente, já pensou em empreender em algum momento da sua vida. No entanto, pode ter sido desmotivado por diversas razões, como comentários de pessoas próximas, falta de dinheiro para investir ou não saber por onde começar. Obviamente, empreender não é uma tarefa fácil, principalmente atualmente, mas há, também, diversas concepções equivocadas e mitos acerca do tema que precisam ser desmistificadas. Conheça 6 mitos que as pessoas te contam sobre empreender que podem estar te impedindo de começar o seu negócio.
1- Empreendedores não têm chefe
Muitas pessoas querem empreender para se tornar suas próprias chefes e fazer seus próprios horários. No entanto, se esquecem de que ninguém trabalha sozinho.
Mesmo sendo dono do seu próprio negócio, você ainda precisa lidar com fornecedores, clientes e cumprir prazos. O cliente, quase sempre, se torna seu chefe, e é preciso atender às necessidades dele, afinal, seu negócio depende disso para ser bem-sucedido.
E, para realizar tudo isso, é preciso muita disciplina e jogo de cintura. Portando, não acredite no mito de que empreendedores têm mais liberdade, pois não é bem assim.
2- Donos de negócio são ricos
Claro que existem muitos negócios bem-sucedidos ao redor do mundo, mas isso não quer dizer que todos os empreendedores se tornam ricos logo após começarem a empreender. Além disso, muitas pessoas acreditam que, para empreender, é preciso muito dinheiro, portanto, pensam que somente pessoas com grande poder aquisitivo podem fazê-lo.
A verdade é que grande parte dos empreendedores começam do zero. Além disso, segundo dados do Sebrae, 3 em cada 10 MEIs acabam “fechando as portas” em até cinco anos de atividade.
Portanto, é importante entender que grande parte dos empreendedores luta para se manter no mercado, principalmente em tempos de crise.
3- Se você quiser, você consegue
Epa, cuidado! Existem inúmeras variáveis ao se estruturar um negócio, e a crença de que ele vai funcionar é importante, mas, com certeza, não é o que determina o sucesso dele.
Como mostramos no tópico anterior, muitas empresas falem nos primeiros anos de abertura. Isso pode acontecer por diversas razões, como falta de conhecimento sobre o negócio e sobre o mercado.
Portanto, a perseverança não determina o sucesso de um empreendimento. Empreender requere trabalho duro, investimento, tempo, aprendizado, além de muitas outras exigências.
4- Empreendedores não têm vida social
É uma ideia comum pensar que donos de negócio precisam dar prioridade à vida profissional. Além disso, muitos empreendedores tendem a não estipular horários de trabalho, o que acaba por misturar vida profissional e pessoal.
Por mais que empreender exija muitos sacrifícios e renúncias, é importante entender que é saudável e necessário estabeler horários para atender clientes, fornecedores e responder e-mails. Manter uma vida social ativa também é importante, principalmente em tempos em que muitas pessoas trabalham de casa, o que diminui o contato social com quem está fora do ciclo de convívio diário.
Portanto, empreendedores não só precisam, como devem, ter uma vida social.
5- É preciso arriscar muito para empreender
Existe uma ideia de que empresários precisam se arriscar. Apesar de isso ser, sim, uma verdade, não significa que empreendedores estão sempre se arriscando sem pensar nas consequências.
Na verdade, um dos fatores que determinam o sucesso de um negócio é a habilidade de calcular riscos e entender os impactos deles a curto e longo prazo.
Então, se você quer empreender, não saia por aí tomando atitudes repentinas e irresponsáveis.
6- Você precisa ser jovem para empreender
Por mais que ser um jovem empreendedor tenha suas vantagens, como ter menos medo de falhar, mais familiaridade com diferentes tipos de tecnologia e, muitas vezes, auxílios de outras instituições, isso não significa que somente jovens podem e conseguem empreender.
Pessoas com mais idade trazem experiências e conhecimentos que podem ser cruciais para o sucesso. Além disso, frequentemente, pessoas só atingem um estado de conforto financeiro e segurança para investir em um negócio depois dos 40, mais ou menos.
A verdade é que não existe idade para empreender. Contanto que você tenha as habilidades necessárias e vontade para desenvolvê-las, a idade é só um detalhe.
Desmistificamos 6 mitos sobre empreendedorismo que podem impedir você de começar o seu negócio. Portanto, agora, é com você colocar suas ideias em prática para começar a sua jornada no empreendedorismo. Para conhecer mais mitos, acesse este post.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com aquele amigo que se interessa pelo tema! Você também pode nos seguir nas redes sociais e conhecer nosso blog para receber mais conteúdos sobre Marketing e Negócios.